Perguntas Frequentes

  1. Em quais segmentos a Bain trabalha?
    A Bain, tanto no mundo quanto no Brasil, auxilia clientes nas mais diversas indústrias: de serviços financeiros ao agronegócio, de mineração ao varejo.
  2. Quando um consultor entra na Bain, ele torna-se especialista em algum segmento?
    Em um primeiro momento, não. Quando um consultor entra na Bain, ele é estimulado a passar por projetos em diferentes indústrias e práticas. Na medida em que sua carreira vai evoluindo, a especialização acaba ocorrendo de forma gradual, levando em consideração as afinidades e aptidões de cada consultor.
  3. Na faculdade não tive cadeiras de matemática/finanças/marketing. Posso tornar-me consultor da Bain mesmo assim?
    A Bain aceita profissionais oriundos de qualquer curso superior. Para trabalhar na Bain o candidato tem de demonstrar forte capacidade analítica e business sense, mas não exigimos nenhum conhecimento específico em matemática ou administração. Esses conhecimentos serão construídos ao longo dos treinamentos oferecidos pela Bain.
  4. Como a Bain irá me preparar para a carreira de consultor?
    Desde o primeiro dia de um consultor na empresa a Bain está comprometida em transformar habilidades analíticas e interpessoais em resultados para nossos clientes. Para isso, investimos pesado em treinamentos, tanto locais quanto internacionais. Além disso, tão importante quanto os treinamentos é o apoio dos colegas mais experientes, com o qual o profissional sempre poderá contar. A Bain se orgulha de possuir uma cultura extremamente cooperativa. Em qualquer circunstância sempre haverá um colega pronto para auxiliar. Essa cultura está resumida em um de nossos lemas: one Bainee never lets another Bainee fail.
  5. Trabalhando na Bain, terei experiências internacionais?
    Sim. Aproximadamente a cada 18 meses os consultores da Bain participam de um treinamento internacional, onde se encontram com seus peers de outros escritórios para aprenderem novas ferramentas do tool kit da Bain e trocarem experiências.

    A Bain oferece, também, a possibilidade de transferências temporárias, onde o consultor passa seis meses como funcionário em um de nossos 50 escritórios do mundo. Consultores com boa performance podem receber patrocínio integral da Bain para cursarem os top MBA's do mundo, seja nos Estados Unidos, Europa ou Ásia.
  6. Como a Bain é diferente de outras consultorias?
    É normal que o candidato que ainda não tenha profundo conhecimento sobre consultoria estratégica tenha dificuldade de diferenciar as consultorias. Nós incentivamos o candidato a buscar conhecer melhor os players para que ele saiba escolher o melhor lugar para trabalhar. Sobre a Bain, podemos dizer que somos uma consultoria focada em resultados práticos e mensuráveis. Nossos projetos bem sucedidos são aqueles que são implementados e que geram valor real para nossos clientes.
  7. É verdade que consultor só trabalha?
    Por mais demandante que seja o trabalho de consultor e por mais alto que seja o padrão de qualidade que entregamos aos nossos clientes, a Bain valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos seus profissionais. Embora o ritmo de trabalho varie de projeto para projeto, na média os consultores da Bain têm tempo para família, esportes e atividades de lazer.
  8. O que é a prova do GMAT?
    GMAT é uma prova administrada pela GMAC e é utilizada para admissão nos MBAs das melhores escolas de administração do mundo. A Bain aplica uma prova que simula 3 tipos de questões do GMAT: Problem Solving, Data Sufficiency e Critical Reasoning. São 20 dessas questões, que devem ser respondidas em 30 minutos.
  9. O que é um case interview (ou entrevista de caso)?
    O objetivo de um case interview é simular uma experiência real de um projeto da Bain. Será apresentada ao candidato uma situação de negócios, à qual ele deverá apresentar uma recomendação. A entrevista envolve fatores qualitativos e quantitativos, bem como forte interação com o entrevistador.
  10. Onde posso fazer o processo?
    As provas do GMAT e do Business Case e a simulação presencial podem ser realizadas em um de nossos eventos de recrutamento ou em nosso escritório de São Paulo. As entrevistas individuais (case interviews) acontecem necessariamente em São Paulo. Candidatos de outras cidades que foram aprovados para as entrevistas individuais terão suas despesas de viagens pagas pela Bain.