Reinventando a TI

No varejo, o mercado está se tornando cada vez mais Omnichannel. Procura-se oferecer uma experiência de compra integrada, esteja o cliente na loja física ou on-line. Para os varejistas tradicionais, adaptar-se a essa nova realidade é um grande desafio pois precisam reagir às continuas mudanças nas expectativas dos clientes, preservar o fluxo e rentabilidade das lojas físicas, enquanto adquirem e instalam novas competências.

Os executivos precisam entender de mídias sociais, dispositivos móveis, análise de dados e aprender sobre outros temas, para que efetivamente possam proporcionar uma experiência integrada aos seus consumidores. Além disso, é necessário repensar a forma como TI está inserida na empresa. Para apoiar essa evolução tecnológica nos negócios e promover as mudanças organizacionais necessárias.

Novas tecnologias geram oportunidades de negócio, mas isso traz maior dificuldade para priorizar as opções e a melhor forma de fazer isso é traçar a experiência do cliente: onde eles estão insatisfeitos, e como a tecnologia da informação pode agir para melhor atendê-los?

As empresas também enfrentam o desafio de desenvolver novas formas de trabalhar, e é importante que a TI atue de forma eficaz e alinhada às prioridades estratégicas da empresa. Para tal, deve-se manter em mente os cinco elementos essenciais de um modelo operacional: estratégia e alinhamento; funções e estrutura; processos e informações; pessoas e desempenho; liderança e cultura.

Atender um mercado Omnichannel é possível mesmo diante de tantos desafios. Mas executivos de TI precisam refletir sobre como trabalham e sobre como colaboram para a empresa como um todo. Mudanças desse tipo não são simples, e por isso as organizações precisam desenvolver a capacidade de aprender rapidamente para responder às demandas.