Três dicas para quem quer trabalhar em uma consultoria

Ter o nome de uma grande consultoria no currículo é o sonho de muitos profissionais, especialmente para os que estão em início de carreira. Afinal, a passagem por uma dessas empresas fica registrada como um importante “cartão de visitas” a ser apresentado em qualquer oportunidade profissional. Em grande parte, isso se deve pelas rigorosas etapas do processo seletivo que os candidatos passam, englobam desde testes de lógica e conhecimentos gerais até resolução de cases e entrevistas com diretores para avaliar o potencial de resolução de problemas apresentado por cada candidato.

Para obter a tão sonhada vaga e conquistar uma oportunidade de trabalho nessa área, certos requisitos são fundamentais. Para auxiliar os interessados em participar desses processos, alguns consultores da Bain&Co indicam:

1. Estude muito e com antecedência. Daniela Carbinato, gerente da Bain&Co, afirma categoricamente: “É impossível se preparar de um dia para o outro, já que a prova exige bastante agilidade: cada questão precisa ser respondida em 1,5 minuto, um tempo bastante curto”, diz.

2. Desenvolva uma base analítica consistente. Caio Dafico, consultor da Bain&Co destaca que é preciso ir além de saber fazer contas para ter sucesso nessa carreira. “Para se destacar é preciso identificar rapidamente como abordar um problema matemático ou lógico. Além disso, você tem que ter uma ideia de estruturação de cases, o que só se consegue com estudo prévio e muita leitura”, afirma.

3. Mostre o seu melhor nas entrevistas. Apesar de ser um processo naturalmente estressante, Caio indica que os participantes deixem a pressão de lado para conseguirem mostrar como aderem aos valores da empresa e, principalmente, quais são as principais habilidades que demonstram para o cargo almejado.

Quem ficou motivado com a carreira de consultor e quer colocar as dicas dos consultores em prática, tem uma grande oportunidade: a Bain&Company abriu recentemente as inscrições para o Desafio Estratégico, tradicional competição entre alunos de graduação que almejam uma vaga dentro da empresa.

O principal objetivo da ação é estimular os jovens universitários brasileiros a resolverem um business case real, apresentando suas soluções a uma banca de gerentes e sócios da consultoria. As melhores equipes terão entrevista garantida no Processo Seletivo da Bain&Co e, além disso, disputarão a Final Latino-Americana juntamente com as equipes vencedoras da Argentina, Chile e México. Para participar, os interessados devem formar equipes de 3 ou 4 pessoas e realizar a inscrição no site www.desafioestrategicobain.com até o dia 19 de agosto.

Sobre a Bain & Company, Inc.

Bain & Company, uma das maiores consultorias de negócios do mundo, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A Consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em 4 para 1. Fundada em 1973, a Bain conta com 55 escritórios em 36 países e atua junto a grandes empresas multinacionais, de private equity e outras corporações em todos os setores da economia. Para mais informações, visite: www.bain.com.br. Twitter: @BainAlerts.