We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Entre os clientes, 90% estão dispostos a comprar produtos de novas empresas do setor de seguros, revela pesquisa

Estudo da Bain & Company revela que os consumidores procuram um ecossistema de serviços. Os elementos mais importantes para os clientes de seguros de vida e de P&C são os funcionais, relacionados à qualidade de produtos e serviços e à facilidade de fazer negócios. Consumidores de todo o mundo – especialmente aqueles mais jovens e digitalmente ativos – querem fazer negócios com novas empresas, que sejam capazes de criar e entregar mais valor que as seguradoras tradicionais.

• novembro 26, 2018

Os elementos mais importantes para os clientes de seguros de vida e de P&C (property and casualty) são os funcionais, relacionados à qualidade de produtos e serviços e à facilidade de fazer negócios. Consumidores de todo o mundo – especialmente aqueles mais jovens e digitalmente ativos – querem fazer negócios com novas empresas, que sejam capazes de criar e entregar mais valor que as seguradoras tradicionais.

Em seu quarto relatório sobre fidelidade no setor de seguros, a Bain & Company entrevistou cerca de 175 mil clientes em 18 países, para entender o que eles esperam de suas seguradoras e as qualidades que mais valorizam. No Brasil, foram ouvidos 5 mil consumidores de seguros de vida e de P&C.

“Os clientes de seguros não têm necessidades complicadas. Eles querem ser capazes de escolher entre boas opções de serviços e preços razoáveis. Valorizam informações claras e transparentes e desejam interações fáceis e sem complicações. Esperam que suas seguradoras os ajudem a aliviar a ansiedade, em vez de aumentá-la”, diz Abel Colaço, principal da área de serviços financeiros da Bain. “As empresas também querem que os usuários interajam mais, para que melhorem sua percepção de que podem se diferenciar. A digitalização serve para melhorar a experiência do cliente e diminuir os custos operacionais”, completa Colaço.

Como resultado, a indústria está cada vez mais vulnerável a inovadores digitais, que vendem diretamente aos consumidores e ganham mercado de empresas estabelecidas ao criar mais valor para os novos clientes. As descobertas da pesquisa revelam que os consumidores – especialmente os millennials ativos digitalmente – estão muito abertos à compra de produtos de novos players, incluindo aqueles de fora do setor, como empresas de tecnologia, montadoras e varejistas. Essa tendência é mais evidente em mercados emergentes, como o Brasil, onde quase 90% dos entrevistados disseram que estariam abertos à compra de seguros de novos participantes.

Além disso, a pesquisa da Bain & Company mostra que os clientes dão às seguradoras classificações mais altas, quando as empresas oferecem um ecossistema de serviços que vá além da simples cobertura de seguro. Essas seguradoras são capazes de se conectar melhor com os consumidores em elementos emocionais e de mudança de vida – aqueles valorizados pelos millennials. No Brasil, a maioria dos clientes prefere que as seguradoras sejam as provedoras desses serviços ecossistêmicos.

“Em um momento de disrupção, as seguradoras mais inteligentes reconhecem que não podem fazer tudo por conta própria. Dessa forma, estão se unindo às insurtechs e a outras empresas, para modernizar suas operações, da distribuição ao processamento de sinistros”, diz Colaço. “As seguradoras que fazem o trabalho duro de entender e entregar valor para os clientes de hoje e de amanhã estão no caminho para a lealdade sustentada e o crescimento duradouro”, finaliza.

Sobre a Bain & Company

A Bain & Company é uma consultoria global que ajuda as empresas e organizações mais ambiciosas do mundo a definir o futuro.

Com 59 escritórios em 37 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes com uma ambição compartilhada: alcançar resultados extraordinários que superem seus concorrentes e redefinam suas indústrias. Complementamos nosso trabalho personalizado e integrado com a curadoria de um ecossistema de inovadores digitais para fornecer os melhores, mais rápidos e duradouros resultados. Nosso compromisso é investir mais de US$ 1 bilhão nos próximos 10 anos em serviços pro bono, levando nosso talento, experiência e visão para organizações que enfrentam os desafios mais urgentes da atualidade em educação, igualdade racial e justiça social, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Desde a nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes. Em nossa indústria, orgulhosamente mantemos o maior reconhecimento por parte dos clientes, que superaram o mercado de ações em 4:1.