We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Pix aumenta satisfação dos clientes com bancos, afirma Bain

Consultoria avaliou opiniões de 250 mil clientes de 50 instituições financeiras no Brasil

• maio 31, 2021

Pix aumenta satisfação dos clientes com bancos, afirma Bain

A recente e acelerada difusão do Pix melhorou a satisfação dos clientes com as instituições bancárias. Esta é a conclusão do novo levantamento da Bain & Company, feito por meio da 3ª atualização do NPS Prism® de Bancos e Instituições financeiras Brasil – ferramenta de benchmarking de experiência do cliente desenvolvida pela consultoria.

A análise foi feita no primeiro trimestre deste ano com mais de 250 mil clientes ouvidos ao longo de 9 meses e inclui informações de cerca de 50 instituições financeiras (incluindo bancos tradicionais, digitais e corretoras)*.

Ao analisar os fatores relacionados à melhoria de percepção dos clientes, observa-se que os clientes com Pix indicaram NPS® 13 pontos percentuais acima daqueles sem Pix, que mantiveram praticamente o mesmo patamar de NPS® do período anterior.

Além disso, quando perguntadas sobre as diferentes experiências relacionadas ao uso de sua conta, as pessoas pesquisadas indicaram que “transferir dinheiro” foi a jornada que mais teve percepção de melhoria no primeiro trimestre de 2021 em relação ao período anterior.

“Isso corrobora o impacto do Pix na experiência do cliente, em especial na transferência de dinheiro“, destaca Silvio Marote, sócio da Bain & Company. “As inovações trazidas pelo Pix podem servir de referência para melhorias em outras jornadas dos clientes. Será interessante seguir acompanhando como estas evoluções irão impactar os clientes nos próximos meses”, completa.

* O NPS Prism® é uma ferramenta 100% construída com base na opinião de clientes, coletada de forma contínua durante todo o ano, o que permite a avaliação e comparação da performance de diversos players ao longo da jornada do cliente, utilizando-se de diferentes indicadores em múltiplos níveis de granularidade. Isto permite que as instituições assinantes possam identificar, priorizar, implantar e acompanhar melhorias da experiência de seus clientes, assim como detectar benchmarks e oportunidades no cenário competitivo.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 63 escritórios em 38 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes, como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$1 bilhão em serviços “pro bono”, em 10 anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social. Recentemente, recebemos a classificação ouro da EcoVadis, plataforma líder em classificações de desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, o que nos coloca entre os 2% melhores de todas as companhias.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil