We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Iniciativas em ESG acompanham desempenho financeiro mais forte, indica novo estudo da Bain & Company e da EcoVadis

Pesquisa com 100 mil companhias fornece novos insights sobre as vantagens dessas práticas para empresas privadas e destaca a necessidade das organizações apostarem em ESG

• maio 02, 2023

Brasil, maio de 2023 - O estudo “Iniciativas ESG Geram Valor?”, realizado pela Bain em parceria com a EcoVadis, indica que as atividades referentes às práticas de sustentabilidade, diversidade e satisfação dos colaboradores estão relacionadas à maior lucratividade financeira e ao crescimento para empresas privadas. O estudo avaliou como iniciativas e resultados ESG impactaram 100 mil empresas - 80% delas privadas. “A pesquisa traz perspectivas relevantes para o debate sobre como as atividades ESG interferem no desempenho financeiro. Ela mostra que resultados positivos em ESG são uma característica das empresas de sucesso”, afirma Daniela Carbinatto, sócia da Bain & Company.

A pesquisa revela que vários aspectos das iniciativas ESG indicados nos scorecards da EcoVadis -- como a implementação de práticas para reduzir o carbono e melhorar diversidade, equidade e inclusão (DE&I),e a adoção da sustentabilidade nos processos de gestão e na cadeia de suprimentos -- mostram uma correlação entre resultados ESG e desempenho financeiro. Adicionalmente, indicam que, além de beneficiar o planeta e a sociedade, as atividades ESG estão associadas a um crescimento mais forte da receita e margens EBITDA mais altas.

Os 4 pontos abaixo confirmam a correlação entre ESG e desempenho financeiro:

1. Empresas com mais mulheres no time de executivos têm melhores resultados financeiros. As companhias que se classificam entre as 25% melhores de seu setor em diversidade de gênero na equipe executiva têm crescimento de receita anual de cerca de 2 pontos percentuais acima dos 25% de instituições com menos executivas, cujas margens de lucro EBITDA também são 3 pontos percentuais mais baixos;
  2. O uso de energia renovável está relacionado às margens EBITDA mais altas em indústrias intensivas em carbono. Nos setores de recursos naturais, transporte e produção industriais, as empresas que usam mais energia renovável têm margens EBITDA maiores;
  3. Companhias que focam em práticas éticas, ambientais e trabalhistas em suas cadeias de suprimentos são mais lucrativas. Elas têm margens de 3 a 4 pontos percentuais acima daquelas que não focam nas credenciais ESG de seus fornecedores.
  4. Empresas que lideram as iniciativas ESG têm maior satisfação dos funcionários; e aquelas que contam com colaboradores mais satisfeitos crescem mais rápido e são mais lucrativas. Elas têm crescimento de receita de três anos até 5 pontos percentuais acima das organizações com funcionários menos satisfeitos e margens até 6 pontos percentuais maiores do que as retardatárias. Além do básico, que inclui remuneração justa e garantia de um ambiente de trabalho seguro, os benefícios podem incluir treinamento profissional, saúde mental e física, creche e oportunidades educacionais, que aumentam a satisfação do colaborador e, como consequência, a produtividade e a retenção.

As descobertas da pesquisa podem motivar as organizações em todos os níveis de maturidade ESG a redobrar seus investimentos na aceleração de sua jornada de sustentabilidade. Ao entender em que ponto da jornada está uma empresa, gestores e investidores podem usar materialidade, avaliações e benchmarking para identificar seus objetivos com base no trabalho das companhias líderes em ESG de seu setor - de definir o que é necessário para superá-las.

As empresas que ainda estão nos primeiros passos desse caminho podem desenvolver sistemas de gestão de ESG com políticas, planos de ação e relatórios. Já aquelas mais adiantadas têm a chance de buscar recursos mais avançados, como gerenciamento de recursos regenerativos e circularidade de produtos, bem como disseminar as iniciativas em toda sua cadeia de valor, incluindo as emissões do Escopo 3. É um trabalho complexo que, diante dos benefícios para o meio ambiente, para pessoas e as companhias, vale a pena investir.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil