We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

NFTs vão revolucionar o engajamento com o cliente, aponta análise da Bain

Inovações no uso de Tokens Não Fungíveis para recompensar e envolver clientes têm sido adotadas em diversos setores como um diferencial competitivo

• março 14, 2023

NFTs vão revolucionar o engajamento com o cliente, aponta análise da Bain

Brasil, março de 2023 - O hype e a bolha de preços para tokens não fungíveis (NFTs) podem já ter atingido seu pico, mas suas aplicações comerciais mais interessantes estão apenas começando. Os NFTs revolucionaram o mundo da arte: “Everydays: The First 5000 days”, do artista Beeple, foi vendido por US$ 69 milhões, e os Bored Apes se tornaram um novo símbolo de status nos perfis de mídia social e avatares do metaverso.

No entanto, a aplicação desses tokens vai além da arte digital. As tecnologias que estão despontando são ainda mais relevantes e promissoras. Os NFTs fornecem um conjunto ideal de recursos para reimaginar como as empresas envolvem seus clientes não apenas em recompensas e programas de fidelidade, mas também de outras maneiras criativas.

A mecânica dos NFTs

Os primeiros NFTs surgiram em 2014 e os primeiros padrões foram propostos em 2017. Eles servem como identificação única e recibo de propriedade para um ativo físico ou digital e cada NFT é armazenado em um blockchain (um livro digital que não pode ser editado, alterado ou adulterado) que qualquer pessoa pode ver.

Os NFTs são hoje componentes-chave da web3, a terceira geração de serviços da internet, que inclui verificação e execução de transações por meio de uma economia baseada em tokens. Eles têm vantagens sobre os sistemas centralizados para engajamento digital e contam com um ecossistema de empresas que criam infraestrutura, padrões e ferramentas para desenvolvedores, facilitando a criação de elementos existentes em vez de criar novos sistemas independentes.

Casos de uso inovadores para NFTs têm surgido nos setores de bens de consumo, varejo, mídia, entretenimento e viagens. Em artigos de luxo e moda, por exemplo, as marcas podem substituir o cartão de autenticidade de um novo relógio ou bolsa por um certificado digital -- um NFT. Se um consumidor quiser vender aquele relógio após alguns anos, o NFT comprova a autenticidade para o comprador, serve como mecanismo para transferir o certificado e permite que a marca mantenha contato com o novo proprietário.

Ampliação de programas de fidelidade

O NFT é um ticket digital programável que dá a alguém direitos rastreáveis, verificáveis e negociáveis sobre um ativo. Para Luis Díez, sócio da Bain, esse ativo apresenta diversas vantagens: “O proprietário pode adicionar mais conteúdo ao NFT ao longo do tempo e o criador pode controlar seu comportamento com regras definidas com antecedência. Isso permite inovar na hora de engajar e recompensar seu cliente”, afirma ele.

Os tokens não fungíveis podem operar de maneira descentralizada, em colaboração com outras marcas, criadores, influenciadores, consumidores e colecionadores. Se a empresa quiser impor uma taxa de negociação em sua venda, uma recompensa expire em determinada data ou forneça um benefício maior em determinado período, isso pode ser incluído antecipadamente no contrato.

Todos se beneficiam com as novas possibilidades, que estimulam o comportamento incremental do cliente: compre mais, fique mais tempo, indique aos amigos. O programa de recompensas se torna mais eficaz de acordo com o valor percebido pelo cliente e o uso de NFTs abre diversas possibilidades - inclusive sua troca por dinheiro.

Sair na frente no uso desses tokens significa começar agora a imaginar como seria um sistema de fidelidade e engajamento baseado em NFT para sua empresa no futuro. A companhia deve inicialmente se perguntar como eles se encaixam em suas prioridades estratégicas, quais grupos de clientes segmentar, quais comportamentos ela quer incentivar e se deve vender NFTs ou entregá-los como um mecanismo de engajamento.

Na sequência, será preciso determinar o que é necessário para dar vida ao projeto e quais dados, tecnologias, talentos, parcerias e sistemas de inovação devem ser utilizados. O desenvolvimento de um roteiro para construir esses componentes acontece na sequência, que tangibiliza a construção de protótipos para testes com clientes selecionados.

A adoção desse sistema com sólidos resultados de negócios deve impulsionar uma nova onda de inovação na fidelidade do cliente. Mais do que arte digital, os NFTs serão um motor para ampliar o relacionamento dos consumidores com as marcas por meio de um envolvimento bidirecional muito mais eficaz.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil