We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Programa de Mentoria Women at Bain aumenta chances de mulheres ingressarem no mercado de consultoria estratégica

Iniciativa da Bain & Company já desenvolveu e preparou mais de 120 candidatas para participarem do processo seletivo da empresa nos últimos 4 anos

• novembro 02, 2023

Brasil, novembro de 2023 - Estão abertas, até o dia 7 de dezembro deste ano, as inscrições para as estudantes de graduação que desejam participar da 5ª edição do programa de Mentoria Women at Bain. A iniciativa busca ampliar as chances das mulheres de ingressarem na carreira de consultoria, além de favorecer o desenvolvimento profissional das participantes.

Em seu trabalho com programas de mentoria, promovido desde 2019, a Bain realiza a busca por pessoas que fazem parte de grupos de diversidade e as prepara para terem sucesso em seu processo seletivo. A consultoria estratégica global identificou a dificuldade de atrair e contratar pessoas diversas e criou essa iniciativa – inicialmente eram realizadas edições para pessoas negras e, desde 2020, há também edições voltadas a mulheres e ao público LGBTQIA+.

Para a Mentoria Women, a Bain identifica e atrai mulheres que tenham interesse em participar do processo seletivo. Durante quase dois meses de duração, elas passam a conhecer como é o trabalho no setor de consultoria, participam de capacitações de desenvolvimento profissional e recebem orientações individualizadas de mulheres do time da Bain.

Cada candidata tem uma mentora, que a ajuda a entender o que será exigido no processo seletivo para carreira em consultoria na Bain. Aquelas que concluem o programa saem motivadas pois, além da chance de se desenvolverem, da interação com outras mulheres com os mesmos interesses e da preparação para o processo seletivo, ainda recebem um vale-entrevista.

Laura Lobo, que entrou na Bain em 2022 depois de participar do programa, comenta que o programa mudou sua visão sobre a consultoria. “Durante a Mentoria Women, não só conheci mais sobre a Bain, mas muito sobre mim mesma. O processo de autoconhecimento junto com a oportunidade de me conectar com várias mulheres maravilhosas me fez acreditar que a carreira de consultoria também poderia ser para mim. A Mentoria me deu coragem e confiança para entrar no processo seletivo”, explica.

Atração de talentos e ampliação da representatividade feminina

Erica Dias, diretora Sênior de Recrutamento da Bain para América do Sul comenta que mais de 120 mulheres já participaram do mentoria desde a sua criação e ressalta que “o programa tem sido um apoio essencial para que a Bain atraia talentos e amplie a representatividade feminina na empresa. Aqui na Bain, entendemos que somente em um ambiente de trabalho diverso e inclusivo é possível criar oportunidades de desenvolvimento para todos e alcançar a verdadeira diversidade, equidade e inclusão”.

Também para permitir que mais mulheres participem da iniciativa, a mentoria será 100% online e apenas seu encerramento será presencial, o que permite que candidatas de todo o Brasil participem. Após a etapa de inscrição, que deve ser realizada neste link, a Mentoria Women at Bain ocorrerá em fevereiro de 2024.

Mentoria Women at Bain:

Público: mulheres (cis e trans) que estejam cursando a graduação, com previsão de conclusão entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026.
Quando: inscrições até 7 de dezembro
Formato: online