We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Canais digitais melhoram avaliação de seguradoras, aponta o NPS Prism, da Bain

Bain avalia que é preciso investir na melhoria de apps e sites, sem negligenciar o contato humano

• junho 28, 2022

Canais digitais melhoram avaliação de seguradoras, aponta o NPS Prism, da Bain

Brasil, 28 de junho de 2022 - Levantamento feito pela consultoria Bain & Company, com base na ferramenta NPS Prism, de análise e benchmark da experiência do consumidor, revela que a aceleração do uso de canais digitais pelos clientes está contribuindo para a elevação da avaliação das seguradoras. Segundo a análise, em alguns casos, o NPS chega a ser até 17 pontos maior.

A consultoria registrou que a interação virtual tem crescido significativamente desde o segundo semestre de 2020, após as empresas do setor terem acelerado suas jornadas de transformação digital por causa da pandemia de covid-19. Entre os serviços mais utilizados, está o gerenciamento do seguro (alterações na cobertura e gestão de pagamentos). E também já é possível notar avanços em episódios de acionamento de sinistros e no uso de assistência, particularmente por meio de canais como o WhatsApp, aplicativo e chat on-line.

• Seguro Auto: o uso dos canais digitais na jornada de gerenciamento do seguro saltou de 52%, no segundo semestre de 2020, para 58%, no segundo semestre de 2021.
  • Seguro de Vida: o maior avanço vem da jornada de resolução de questões relacionadas a sinistro, com aumento de 50% para 57% no mesmo período.
  • Residencial: a jornada de solicitação e uso de assistência saiu de 35% de uso de canais digitais para 43%

No Seguro Auto, por exemplo, o NPS na jornada de gerenciamento do seguro para clientes que iniciaram e concluíram o processo no digital é de 65 pontos. Já para aqueles que iniciaram no digital, mas precisaram migrar para o off-line, o indicador caiu para 48. A exceção é quando o corretor é o principal meio de atendimento. Nesse caso, o NPS da jornada alcança ou supera aqueles que usaram só meios digitais: em “resolver questão relacionada a sinistro”, por exemplo, o NPS chega a 50, comparado com os 48 daqueles que usaram apenas meios digitais.

No produto Vida, por outro lado, tanto no gerenciamento do seguro quanto nas questões relacionadas a sinistro, o cenário é inverso. Quando as jornadas são concluídas completamente em meios digitais ou precisam ser finalizadas com contato humano, a experiência é superior àquela simplesmente humana. Na jornada de questões relacionadas a sinistro, o NPS da experiência completamente digital é de 42, enquanto o NPS da experiência com etapas digitais e humanas chega a 36. A experiência completamente humana, no entanto, tem NPS de 27 apenas.

“A expectativa do cliente é de que os canais digitais possibilitem uma experiência sem atrito. Quando isso é quebrado, a frustração se reflete nos resultados do NPS das seguradoras”, explica Silvio Marote, sócio da Bain & Company.

Preço e indicação são os principais fatores na escolha do Seguro Auto

Embora a precificação ainda seja o fator preponderante na escolha da seguradora para 42% dos clientes, a figura do corretor tem um papel importante na experiência do cliente Auto: a recomendação do corretor aparece com 18% de relevância entre as razões para a escolha da seguradora em 2021.

No caso do seguro de Vida, a recomendação do corretor tem um peso menor na decisão de contratação, em torno de apenas 5%, enquanto questões como a facilidade no processo de contratação tendem a se destacar, com 24% de relevância.

Principais desafios para a jornada digital

Nos três produtos analisados (Auto, Residencial e Vida), o principal motivo de falha no uso de aplicativos ou sites das operadoras é a ocorrência de problemas com a internet – problema relatado por cerca de 30% dos clientes.

Funcionamento incorreto do site ou do aplicativo das seguradoras é o segundo maior problema, com 20% de relevância entre os clientes dos produtos. Não entender como realizar a tarefa no aplicativo ou site é a terceira maior incidência, com 19% de relevância nos produtos – maior ponto de atenção sob controle das operadoras.

Sobre o NPS Prism

Com base em metodologia proprietária da companhia, chamada de Net Promoter Score® (NPS), o NPS Prism oferece uma base de comparação confiável, para que os provedores do serviço (bancos, instituições financeiras e seguradoras) possam identificar seus pontos fortes e fracos, além de avaliar sua evolução ante os concorrentes e melhorar a jornada de compra para o cliente final.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil

Net Promoter®, NPS®, NPS Prism®, and the NPS-related emoticons are registered trademarks and Net Promoter Score℠ and Net Promoter System℠ are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc., and Fred Reichheld.