We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Brasileiros das faixas etárias mais altas e maior poder aquisitivo ampliam os relacionamentos bancários

Dados da ferramenta NPS Prism mostram que a parcela do público que antes lidava exclusivamente com bancos tradicionais já busca opções de relacionamento bancário também com instituições digitais.

• outubro 13, 2023

Brasil, outubro de 2023 - Nova pesquisa da Bain aponta que 15% dos entrevistados afirmam ter hoje relacionamento apenas com bancos incumbentes - uma redução significativa se comparada com o segundo trimestre de 2021, quando essa fatia era de 37%. Houve expansão no volume de pessoas que atuam tanto com bancos digitais quanto tradicionais, que passou de 53% para 66% no mesmo período. Já aqueles que trabalham apenas com instituições digitais chegaram a 20%, o dobro do registrado em 2021.

Ao verificar o perfil dos consumidores que realizaram essa movimentação em direção aos bancos digitais, a Bain identificou que clientes acima de 50 anos são os que mais aumentaram a busca por outras instituições financeiras - um crescimento de 19%. Brasileiros entre 31 e 50 anos também seguiram nesse sentido, com 11% do público entrevistado iniciando novos relacionamentos bancários.

Outro destaque da pesquisa é que, quanto maior a renda do consumidor, mais diversificado é o rol de instituições financeiras com as quais ele tem relacionamento. Enquanto indivíduos inseridos nas faixas mais baixas atuam com uma média 3,8 bancos, na mais alta esse número passa para 5,2, conclui o levantamento da Bain.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil

Net Promoter®, NPS®, NPS Prism®, and the NPS-related emoticons are registered trademarks and Net Promoter Score℠ and Net Promoter System℠ are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc., and Fred Reichheld.