We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Empresas e biodiversidade - um novo propósito para as iniciativas de sustentabilidade

Relatório da Bain revela as principais iniciativas para as companhias começarem a investir em ações a fim de reduzir seu impacto também na biodiversidade

• agosto 17, 2023

São Paulo, 17 de agosto de 2023 - A biodiversidade é um tema que, nos últimos meses, tem ganhado relevância nas reuniões corporativas. Uma vez que executivos em todo o mundo reconhecem a necessidade de conter os efeitos crescentes da degradação da natureza e investidores se interessam por companhias que saibam lidar com riscos ambientais, grande parte do mercado já busca oportunidades comerciais substanciais relacionadas ao tema. Além da pressão dos investidores, é crescente a parcela de pessoas que buscam consumir, especialmente em setores como alimentos, moda e beleza, de empresas que investem em esforços de biodiversidade – muitas vezes rejeitando corporações que não têm essa postura.

A criação do Marco Global de Biodiversidade mediado pela ONU endossa essa preocupação. Adotado no final de dezembro passado, dias após o Parlamento Europeu chegar a um acordo preliminar com os governos da União Europeia (UE) sobre uma inédita regulamentação para eliminar o desmatamento em cadeias de abastecimento de cacau, café, soja, produtos de madeira, óleo de palma, borracha e gado, o marco tem como objetivo ampliar as iniciativas para reverter as perdas na diversidade da natureza.

As abordagens para estimular a mobilização empresarial global em torno do meio ambiente e da perda de biodiversidade são as mesmas usadas para gerar ações com a finalidade de reduzir a mudança climática. É por isso que esse movimento está ganhando força tão rapidamente. Clima e biodiversidade estão diretamente ligados – a mudança climática contribui para a perda de biodiversidade e medidas para melhorar a biodiversidade têm efeito positivo no clima.

No entanto, nem todas as medidas de transição de carbono ajudam a biodiversidade. Parques eólicos e infraestrutura para energia de hidrogênio geralmente impactam negativamente a biodiversidade local. Além disso, embora a mudança climática seja relativamente fácil de medir com base na temperatura e nos níveis atmosféricos de gases de efeito estufa, a biodiversidade tem vários fatores, como especificidades por região e dinâmica de sistemas complexos, que tornam muito mais difícil mensurar e monitorar sua recuperação.

Três grupos de indústrias são os principais responsáveis pelos impactos na biodiversidade: a cadeia de alimentos, fibras e biocombustíveis; a infraestrutura urbana e sua conexão com o meio ambiente; e o sistema de recursos naturais e energéticos.

biodiversidade.png

Mesmo conhecendo riscos e oportunidades atrelados ao tema, as empresas enfrentam quatro barreiras ao desenvolver estratégias de biodiversidade: desconhecimento do impacto da empresa, falta de informações sobre oportunidades de negócios, falta de padrões corporativos claros e dificuldade de financiamento.

Para as companhias, a necessidade de recuperar a biodiversidade apresenta oportunidades e desafios. Algumas empresas já lideram ações no segmento, com a incorporação de iniciativas em suas cadeias de valor e estabelecendo metas ambiciosas para a proteção ambiental. Parte dessas companhias já está conseguindo capturar valor de tais estratégias. Nesse cenário, a Bain identificou os cinco principais movimentos de biodiversidade no setor corporativo:

1. Agricultura regenerativa: de acordo com o estudo da Bain, é possível reduzir até 50% das emissões e melhorar a diversidade de pássaros ao converter práticas e princípios agrícolas para melhorar a saúde do solo e indicadores de sustentabilidade – e, ao mesmo tempo, aumentar os lucros em cerca de 30%. Mesmo sem mudar totalmente para técnicas regenerativas, as empresas podem fazer grandes avanços na biodiversidade em suas cadeias de suprimentos de materiais naturais.

2. Produtos compatíveis com a natureza: algumas inovações desenvolvidas com viés de sustentabilidade e meio ambiente também podem ser benéficas para a biodiversidade. Por exemplo: o crescimento de produtos naturais e pesticidas amigáveis à natureza tem efeitos positivos na biodiversidade. Produtos biológicos, como biofertilizantes e bioherbicidas, devem crescer de US$ 400 milhões em negócios em 2020 para US$ 1,9 bilhão em 2030.

3. Projetos de sistemas positivos para a natureza: o objetivo final é desenhar cidades e projetos de infraestrutura mais verdes de forma a respeitar o meio ambiente. No Brasil, as passagens de fauna já estão presentes em um número crescente de vias e fazem parte de obrigações contratuais em diversas concessões de rodovias no país. Esses dispositivos permitem que espécies que vivem nas regiões cortadas pelas rodovias atravessem de um lado para o outro em segurança, evitando acidentes.

4. Fluxos circulares de materiais e modelos de negócios: manter em uso por mais tempo insumos já extraídos é uma solução viável. A circularidade gera empregos nas estruturas de recolhimento, separação e reciclagem de materiais, bem como beneficia o meio ambiente ao evitar a exploração de mais materiais da natureza.

5. Soluções de alta qualidade baseadas na natureza: é crescente a busca das empresas por maneiras de comprar compensações como parte de sua estratégia de descarbonização – e essas compensações também podem gerar benefícios para a biodiversidade. Restaurar, conservar e otimizar ecossistemas para preservar a natureza pode contribuir com cerca de 35% da mitigação de carbono necessária para reduzir o aquecimento global.

Para construir um negócio com mais impacto positivo na natureza, empresas podem adotar uma abordagem estruturada e estratégica; executar uma análise de materialidade para identificar o cenário base de riscos, impactos e dependência em biodiversidade; avaliar o potencial de criação de valor; traçar uma estratégia integrada; e envolver todos os seus stakeholders. Algumas companhias pioneiras já estão colhendo benefícios financeiros e ambientais ao agir em prol da biodiversidade. Ao seguir uma abordagem estruturada, as corporações podem lucrar ao mesmo tempo em que se tornam positivas para a natureza e contribuem para a preservação da biodiversidade.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil